Quem sou eu

Minha foto
Porto Alegre, RS, Brazil
Você está no espaço Descrituras. Aqui encontrará alguns textos publicados, inéditos e outros esboços de minha autoria. Tratam-se de manuscritos para estudo e pesquisa. Desejo boas leituras.

historicidade das publicações

quinta-feira, 7 de dezembro de 2023

Filosofia Clínica Agridoce 1***

 

                                      Viva a colônia brasileira?  

Você não vai aprender Filosofia Clínica lendo os clássicos ou acessando as publicações - muitas delas errôneas - da internet, espiando escritos e depoimentos de colegas, amigos, desafetos, menos ainda agregando fragmentos de uma abordagem em outra, acreditando serem complementares, não! São excludentes! Diálogo inter e transdisciplinar é uma coisa, outra bem diferente é querer entender a novidade em conluio com aquilo que já se tem.

Pra começa de conversa: a) após a graduação em Filosofia, vem os estudos da teoria (18/24 meses), b) depois a clínica pessoal (tempo subjetivo), c) aí a supervisão (no mínimo 2 anos), d) após vem a formação continuada (colóquios, seminários, encontros, grupos de estudo, publicações...), depois vida que segue. Lembrando o imprescindível borogodó... para não ficar refém daquilo que a medicina (do corpo) chama: “doença autoimune”.

Na mesma direção, para quem acreditava que o melhor vinha de outros lugares (um certo espírito colonial!), descartando a matéria-prima do Brasil, o novo paradigma da Filosofia Clínica é só uma dessas iniciativas que inaugura um novo capítulo, em busca de se viver e conviver melhor. Ela mesma, sob muitos aspectos, ainda incompreendida, talvez por não ser mais um modismo e atuar, quase sempre, na solidão compartilhada dos atendimentos.

Aquele abraço,

*hs

** A ideia com esses brevíssimos textos é alcançar matéria-prima crítica, analítica, reflexiva, aos estudos em Filosofia Clínica.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.